Powered By Blogger

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Cássio Zancopé: Árbitro de primeira categoria

Cássio Zancopé:
Árbitro de primeira categoria
Não poderia ter começado melhor a temporada futebolística de 2.014 para o  Cássio Luiz Zancopé da cidade de Garça/SP.  O “nosso”  considerado árbitro está com a bola cheia, ou seria, o apito “cheio”.
Depois de muito ralar, o Cássio finalmente está sendo escalado  pela Comissão de Arbitragem da Federação Paulista de Futebol (FPF)  para apitar jogos importantes da Série A-1, a maioria envolvendo os grandes clubes da capital. Até o momento atuou em todas as rodadas. Na abertura  dirigiu Bragantino 2 x 0 São Paulo, no jogo principal da  TV, no domingo as 17 horas: depois, XV de Piracicaba 1 x 2 São Bernardo (assistente 1), Sorocaba 1 x 4 Palmeiras (na TV aberta), XV de Piracicaba 4 x 1 Ponte Preta (assistente 1). E amanhã, às 17 horas, outro desafio: Ponte Preta x Corinthians, em Campinas, como assistente 2. Quer dizer vai aparecer  na tela da TV de novo e no horário nobre.
Atualmente o Cássio Zancopé integra o time principal da concorrida arbitragem paulista. O ranking da FPF é dividido em seis etapas, que vai da categoria especial até a 5ª, reunindo mais de 300 árbitros. Sem falar nos assistentes (antigos bandeirinhas), que tem outra grande quantidade. O Cássio Zancopé está na categoria 1,  juntamente com outros 40 árbitros.  A próxima etapa é a categoria especial, que tem os 12 melhores do apito, inclusive alguns pertencem ao quadro da FIFA. Para quem não sabe, existe o curso diferenciado para arbitro e assistentes. Quem quiser ser um arbitro federado faz a opção.  Resumindo: um árbitro não pode ser assistente (bandeirinha) e vice-versa.
E não é de hoje que o Cássio Zancopé vem lutando para vencer na difícil, emblemática  e polemica carreira.  Iniciou o curso na FPF em  outubro  de  2.000 e se formou no mês de julho de 2.001. De la para cá não parou mais, sempre atuando com competências nos jogos que foi escalado. Apitou vários por este interiorzão  afora. Um dos que me lembro e de grande repercussão, foi na semifinal da Copa São Paulo de Futebol Júnior, entre São Paulo x Juventude, no ano de 2.012.
Se antigamente Garça revelava jogadores, atualmente é árbitro de futebol. Até parece que o Cássio seguiu os passos do pai João Luiz Zancopé, que outrora foi goleiro nas equipes varzeanos. Depois que pendurou a chuteira resolveu apitar jogos.
E o flagrante de domingo passado, encarando o pentacampeão mundial Lúcio, no jogo Palmeiras x Sorocaba, quando teve atuação impecável. Recebeu elogios dos comentaristas da TV Globo e foi destaque até no programa semanal Fantástico. Do jornal esportivo “Lance”, recebeu a nota 7,5.  
O Diretor Regional de Esportes de Marília, deseja sucesso para o arbitro da cidade de Garça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário